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PROJETO PEDAGÓGICO

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    Projeto Quadrinhos nas Escolas.

    Há muitos anos as histórias em quadrinho (HQs) têm gerado fascínio nas crianças (em adultos também, é preciso dizer) e contribuindo para que os pequenos se sintam motivados a ingressar no mundo da cultura escrita. Atentos a isso, muitos educadores já perceberam a importância de incorporar em suas aulas atividades de leitura e escrita que envolvam esses textos híbridos tão queridos pela população infantil.
    Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, reconhece o caráter singular desse gênero, que mistura a linguagem imagética e a linguagem verbal, com características de humor e irreverência. Em diversos trechos desse documento, há menção acerca da necessidade do desenvolvimento de práticas de linguagem que envolvam a leitura, escrita e análise linguística/semiótica de HQs. Em especial., dentre as habilidades previstas no componente curricular de Língua Portuguesa, do 1º ao 5º ano, está:
    Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
    Apesar desse reconhecimento, ainda existem entre os educadores e pais questionamentos sobre a validade das HQs na aprendizagem da leitura e da escrita: Será que não vai atrapalhar a alfabetização? São textos muito fáceis, as crianças não precisam de textos mais formais? É uma leitura adequada para os pequenos?
    Vamos tentar responder a essas perguntas aqui.

    Primeiramente, é preciso saber que as histórias em quadrinho são tão relevantes quanto os livros com ilustrações (típicas da leitura infantil) como forma de leitura acessível e adequada para o desenvolvimento de habilidades leitoras das crianças. Esse tipo de leitura vai ao encontro das necessidades infantis, e muito disso tem a ver com a natureza híbrida das HQs. Na literatura destinada ao público infantil, as imagens são fundamentais no processo de interação entre o leitor e o texto, pois alcançam eficientemente a forma de pensamento mais globalizado e intuitivo, próprio da infância.

    O segundo ponto a ser destacado é que não se trata de uma literatura fácil. O fascínio das crianças pela histórias em quadrinho não está na pouca profundidade das histórias ou no vocabulário simples, assim resulta exatamente do fato de esse gênero propiciar um processo de interação mais apropriado à predisposição psicológica da infância. 

    Além de apresentarem as características já citadas comuns às histórias em quadrinhos, os gibis da Disney trazem outros elementos que merecem ser considerados nas práticas de mediação de leitura. Longe de serem histórias ingênua, que reduzem o potencial do leitor infantil, as HQs da Disney respeitam seu público, pois trazem enredos que permitem aos leitores possibilidades de ampla construção em termos estéticos, trazem estratégias gráficas (traços, cores, papel) que prendem a atenção do leitor e utilizam a linguagem em sua possibilidade lúdica, com seleção e associação de vocabulário inusitadas.

    Outra particularidade é que os gibis da Disney estão em sintonia com o momento histórico de criação de suas narrativas. Nas histórias em quadrinhos atuais, você entrará em contato com tramas em que Mickey, Donald, Pateta e seus amigos lidam com smartphones, redes sociais e outros elementos da cultura digital, conectados à realidade vivenciada pelas crianças hoje em dia.

    Neste pequeno texto, a intenção foi a de expor o potencial das histórias em quadrinhos para o desenvolvimento de habilidades de língua escrita. Como já dito no início, há muito sabemos do encantamento das crianças pelas histórias em quadrinhos, e agora esperamos que, cada vez mais, os gibis estejam presentes em seu planejamento pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento do hábito de leitura das crianças.

    Atentos a tudo isso, e pensando em uma forma de facilitar a inserção dos gibis nas atividades em sala de aula, resolvemos criar o projeto Quadrinho na Escola que consiste em oferecer para as escolas uma caixa com gibis da Disney e um livro do professor com atividades relacionadas às histórias que compõem os gibis. Todas as atividades foram pensadas em conformidade com a BNCC.

    Você poderá distribuir um gibi para cada aluno, o que facilita o trabalho em sala de aula. O livro do professor terá atividades sobre três histórias de cada edição, e, a partir de um aplicativo que será disponibilizado, você encontrará atividades de outras histórias e revistas, além de dicas e outros conteúdos e PDFs com as atividades do aluno prontas para imprimir. O aplicativo será atualizado constantemente.

    Esperamos que todo esse conteúdo seja muito útil, que os alunos se divirtam e aprendam com as histórias em quadrinhos e que isso os incentive a entrar no mundo da leitura de forma lúdica e duradoura.

     

    1- O POTENCIAL DAS HQS DISNEY:

    2- PROJETO PENSANDO DE ACORDO COM A BNCC

    3- ENTENDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE PROJETO:

    5- CONHECENDO OS OBJETIVOS DO PROJETO QUADRINHOS NA ESCOLA:

    6- PROJETO QUADRINHOS NA ESCOLA NA MODALIDADE HÍBRIDA: